segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

As minhas formandas da Vidigueira

Comecei há umas semanas atrás a introduzir o tema da Declaração Universal dos Direitos do Homem às minhas formandas da Vidigueira. Chamo-lhes carinhosamente «as minhas formandas da Vidigueira» apesar de também lá haver um rapaz, o Rui, mas por ser tão calado ao longo das sessões só se ouvem as vozes das mulheres.

Perante o ar aborrecido e enfadonho que colocaram numa das sessões em que lhes mostrei uma apresentação em Powerpoint acerca da ONU e dos 30 artigos da Declaração, optei por uma estratégia diferente… Na sessão seguinte levei dezenas de jornais que entretanto fui recolhendo e disse-lhes que procurassem notícias que evidenciassem situações em que os Direitos Humanos fossem violados. Após uma hora a consultarem os jornais, os resultados apareceram e muitas deles até os números dos artigos já sabiam de cor, principalmente o 3º, «Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal» por se relacionar com a maior parte das notícias seleccionadas…

E foi aprendendo a aprender que a turma elaborou os cartazes a afixar na aula e se preparou para reconhecer os direitos fundamentais do Homem em qualquer situação. E foi com uma enorme satisfação que eu lhes propus assistirmos na próxima sessão, em conjunto, a um filme que ilustra bem o que são violações aos Direitos do Homem: Hotel Ruanda.

1 comentário:

Francisco da Costa disse...

Um beijo. Boa reentrada.