segunda-feira, 16 de março de 2009

Paris, Texas - Wim Wenders

Realizado em 1984, este filme conta a história de um homem que caminha pelo deserto americano. Cansado da longa caminhada, acaba por sucumbir e por ser tratado numa pequena localidade. Quando o seu irmão é chamado para ir ao seu encontro, depara-se com uma pessoa diferente do que era há quatro anos atrás. Agora é difícil comunicar com Travis, que fugira do seu passado deixando o seu único filho, agora com oito anos, a cargo do seu irmão. Gradualmente este homem solitário voltará a falar e a regressar à realidade e inevitavelmente ao seu passado.


Ainda que a narrativa se desenvolva a um ritmo lento, já habitual nos filmes realizados por Wim Wenders, esta história acerca dos desencontros da vida que separam um pai do seu filho e também do grande amor da sua vida, prende o espectador pelas reflexões que se poderão fazer. O drama familiar está presente e consegue criar uma forte empatia com todas as personagens: um pai que foge do seu passado pelo deserto, em busca de uma terra chamada Paris, em Texas, como último refúgio para recomeçar a sua vida; uma mãe que, ao ver-se sem condições financeiras para criar o seu bebé, o entrega aos cuidados de uns tios e leva uma vida solitária; uns tios que criam o sobrinho como se fosse seu próprio filho mas que vivem assolados pelo medo de o perder para os seus pais biológicos; uma criança que continua a amar os seus pais mesmo sem os ter visto durante metade da sua vida.



São estas as personagens centrais deste filme, cujos sonhos e medos mais profundos se manifestam em todas as suas acções. As circunstâncias da vida separam esta família, alterando o destino de todos. Mas um dia terão de encarar as opções tomadas no passado, ao qual se torna impossível fugir. Um filme sobre o Homem e os seus erros ao longo da vida, que muitas das vezes afectam quem mais se ama.

1 comentário:

LídiaPatricio disse...

Muito bom, Susi, não conhecia, tenho de ver este filme. bjocasssssssssss grandesssssssssssssss